Skip directly to content

Formação Psicanalítica

O processo de formação psicanalítica tem a duração de seis anos, e inclui análise pessoal, curso teórico e técnico e supervisões de atendimentos analíticos. A análise didática deve ser realizada com um analista indicado pelo IP da SPMS para este fim, por um período de seis anos, com quatro sessões semanais (Os pretendentes selecionados que não residam em Campo Grande, serão autorizados a realizar “análise condensada” - duas sessões diárias, em dois dias da semana). O programa de seminários teóricos e técnicos tem a duração de cinco anos, além de atividades extracurriculares e a participação em eventos da instituição. As duas supervisões oficiais de atendimentos de pacientes em análise devem ser realizadas com supervisores qualificados e indicados pelo IP da SPMS.

PRÉ-REQUISITOS PARA A FORMAÇÃO PSICANALÍTICA
A formação psicanalítica no IP é oferecida a médicos e psicólogos formados há pelo menos dois anos e registrados em seus respectivos Conselhos Regionais.

PROCESSO SELETIVO
Para candidatar-se à formação no IP os pretendentes deve-se inscrever-se na sede da SPMS e passar por um processo seletivo que compreende 2 (duas) etapas.

PRIMEIRA ETAPA DE SELEÇÃO
1. Preenchimento de ficha cadastral e do requerimento solicitando sua inscrição no processo de seleção e aceitação das condições dos procedimentos.
2. Pagamento de taxa de inscrição, na secretaria da SPMS.
3. Apresentação de documentação: fotocópias autenticadas da carteira de identidade e da carteira profissional, fotocópia autenticada do diploma universitário, uma fotografia 3x4 colorida e currículo semidirigido.
4. Apresentação de memorial dirigido à Comissão de Seleção e Admissão do IP sobre as motivações pessoais e profissionais para a formação psicanalítica.
5. Realização de entrevistas individuais com 3 (três) analistas designados pelo IP.

SEGUNDA ETAPA DE SELEÇÃO
6. Após o recebimento da carta de aceitação, o candidato deverá iniciar sua análise didática com um analista reconhecido pelo IP da SPMS.
7. Após um ano, é realizada uma nova entrevista individual de avaliação com analistas designados pelo IP, e tendo sido aprovado o candidato ingressa no curso teórico e técnico.